8ª SÉRIE

8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - 2015 - GUERRA FRIA - WEBQUEST (RESUMO DE TEXTOS, CRIAÇÃO DE HQ E DIGITALIZAÇÃO DE HQ EM SITE ESPECÍFICO)


















      O primeiro texto escrito por Túlio Vilela fala sobre o Quarteto Fantástico que foi inspirado na corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos. O texto 1 conta sobra a história de quatro amigos que embarcam em uma nave para o espaço e lá são atingidos por raios cósmicos que lhe dão superpoderes.
      Já o texto do Incrível Hulk também escrito por Túlio Vilela também foi inspirado na Guerra Fria, o texto fala que ele se tornou o Hulk logo após salvar um adolescente de uma ‘’bomba gama’’ que ele mesmo criou, ele é atingido por raios gamas e deveria morrer de leucemia, mas descobre que os raios alteraram as químicas do seu corpo, toda vez que ele é humilhado, fica bravo ou entra em pânico ele se transforma no Hulk, o personagem era para ser cinza, mas foi um erro de impressão no primeiro gibi que deixou ele esverdeado.
      Já esse texto escrito por Natania Nogueira fala sobre o Marcathismo, eles caçavam todos que eram a favor do comunismo, com isso o criador do comunismo Joseph Mc Carthy caçou pessoas famosas como Einsten, Chaplin e algumas pessoas do governo, então com o governo ele contra o Marcathismo acabou. A liga da justiça transformou isso em desenho, eles enfrentaram vilões comunistas e o governo.
      No terceiro texto escrito pelo dono do blog Waldomiro Vergueiro fala que em Março de 1963 surge mais um super-herói que ajudava a combater o mal com o uso de uma armadura metálica, dotada de vários artefatos tecnológicos, há uma ligação com a guerra, pois o governo apoiava conflitos entre homens e armas, e no filme o personagem trabalha com o fornecimento de armas metálicas, seus maiores adversários vincularam-se à divisão entre o capitalismo e socialismo.
A gênese do Homem de Ferro está situada em um ambiente do confronto característico da Guerra Fria, o Vietnã. Na época os Estados Unidos alimentavam o conflito com homens e armamentos, mas não se encontravam ainda em envolvimento aberto.
      O Homem de Ferro desde o início foi um personagem marcado pela contradição, ele era um bilionário e fabricante de armas, alguém não apenas indiretamente responsável pela morte de milhões de pessoas, mas que também se beneficia pessoalmente disso. Constituía, assim, alguém que dificilmente poderia ser considerado um herói pela maioria dos leitores.
      A experiência que eu tive foi bastante tensa, mas esse trabalho me fez entender um pouco mais sobre alguns super-heróis, soube de onde veio, quando veio e por que veio. Foi bem legal também, pois foi um trabalho competitivo e isso é bem mais legal, pois você sempre quer ser o primeiro a entregar, é bem emocionante. Gostei muito e achei super proveitoso, pelo menos eu aprendi bastante com essa atividade.



Nomes: Samara 33, Marie 27, Caroline 06 e André 02.
  Túlio Vilela relata seu texto sobre quadrinhos e a Guerra Fria, a Guerra Fria foi uma disputa tratada durante quase cinco décadas, pelas superpotências vencedoras da Segunda Guerra Mundial. Foi marcada pela propaganda eleitoral e a espionagem. Foi nessa época que surgiu a onda de super heróis nos gibis norte-americanos.
  O primeiro gibi da Marvel foi o Quarteto Fantástico, escrito por Stan Lee e Jack Kirby que foi publicado em 1961, na mesma época que os EUA e URSS disputavam a corrida espacial.
  A origem do Quarteto é um pouco diferente da contada em 2005. Quatro amigos embarcam em um foguete experimental para o espaço, e são afetados por raios cósmicos e ganham super poderes.
  O texto do Incrível Hulk também escrito por Túlio Vilela teve seu primeiro gibi lançado em 1962, lá foi contado que Bruce Bonner se tornou o Hulk após tentar salvar uma adolescente que havia invadido a área onde se testará a bomba Gama, e fica exposto aos raios após a bomba ser detonada. Banner descobre que os raios alteram a química de seu corpo e agora sempre que fica irritado ou é humilhado ele se transforma no Hulk. Hulk enfrentou vários vilões comunista, mas havia igualmente críticas aos EUA.
  O texto feito por Natania Nogueira apresenta informações sobre a liga da justiça e o Macarthismo.
  A HQ da Liga da Justiça foi publicada no Brasil em 2006, escrita e desenhada por Darvyn Cooke. A história mostra de forma adulta os dilemas da época. O filme fala sobre a intensificação do sentimento anticomunista nos Estados Unidos, o que fez o governo ir contra os super heróis, com a desculpa de que não é certo confiar em homens mascarados.
  O Macarthismo foi um movimento político anticomunista que durou de 1948 até o final da década de 50, caracterizou-se pela perseguição a todos os comunistas e simpatizantes com a base na delação.
  O texto sobre o Homem de Ferro escrito por Waldomoro Vergueiro conta que em 1963 surge o Homem de Ferro, criado por Stan Lee e Jack Kirby. O herói combatia os malfeitores com sua armadura cheia de artefatos tecnológicos. É no fornecimento de armas que atua o bilionário Tony Stark, que ao inspecionar o uso de uma arma é vítima de um acidente. Seus maiores adversários vincularam-se à divisão entre o capitalismo e socialismo. E em 1968, o homem de Ferro ganhou sua revista própria.

  O trabalho foi divertido, mas também foi complicado. A parte do resumo foi a mais difícil, tivemos que refazê-lo várias vezes.  A HQ foi muito legal de se fazer, mas a parte mais divertida nisso tudo foi o toondoo, é muito legal trabalhar nesse site. O grupo se ajudou bastante, apesar de algumas pessoas não terem se esforçado muito, ainda sim acho que fomos bem.



lumaelsaga


fenix estelar by lumaelsaga | Make your own at www.toondoo.com


            As principais ideias dos autores desses personagens, como pela Marvel, o famoso Stan Lee, e pela DC Comics o Darwin Cooke, era de colocar o povo contra o socialismo sendo derrotados por super heróis norte americanos que simbolizavam o capitalismo. 
Com isso nós temos várias interpretações de que o governo comunista é ruim como aparece no Quarteto Fantástico o seu principal vilão era o Doutor Destino que com seu visual caracterizava a cortina de ferro.
            Stan Lee e Jack Kirby quiseram transmitir ao público que o Quarteto Fantástico protegia os EUA do comunismo e eles fizeram isso em plena corrida espacial.
o incrível Hulk foi a segunda criação de Stan Lee e Jack Kirby que mexeu com o comunismo, já na primeira edição o Bruce Banner se tornou o Hulk por causa de seu assistente que era um espião disfarçado (iugoslavo) que detonou a bomba gama, a Iugoslávia fazia parte do comunismo na época.
            Em 1963 o Homem de Ferro foi criado por Stan Lee e Jack Kirby e os vilões do Homem de Ferro também eram caracterizados com relação ao comunismo.
            E outro ponto que envolve o comunismo é quando o bilionário Tony Stark é capturado pelos vietnamitas, naquela época o Vietnã foi dominado por comunistas.
            Agora pela DC Comics temos a Liga da Justiça que fala sobre a intensificação do sentimento anticomunista nos EUA resultando até em paranóia, o que leva o governo a ir contra os super-heróis, com a desculpa de que não é possível confiar em homens mascarados, que podem muito bem ser espiões.
            A Liga da justiça também marca o macarthismo que foi um movimento anticomunista que foi criado por McCarthy que ficou contra a mídia e ele acaba saindo de cena quando ele investe contra o próprio governo.
            Enfim, esses foram os pontos que os autores encontram nas histórias.
            Nossa experiência nesta atividade foi bem divertida e rica de conhecimento, porque nós discutimos, compartilhamos ideias, aprendemos mais sobre os famosos super-heróis e desenvolvemos alguns talentos, principalmente a criatividade e imaginação. Podíamos até ter discordar de algumas coisas, mas no final sempre dava certo, nem todo mundo cooperou com as tarefas.

            Autores: Natania Nogueira- o Macarthismo
            Waldomiro Vergueiro- Homem de Ferro 
            Túlio vilela- quarteto fantástico e o Incrível Hulk
 
www.toondoo.com

8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - 2015 - REPÚBLICA VELHA - SEMINÁRIOS


















8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - 2015 - CRISE DE 1929 E NAZISMO - ANÁLISE ICONOGRÁFICA





8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - 2015 - PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - CONFECÇÃO DE CARTAZ E APRESENTAÇÃO ORAL










































8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - WEBQUEST: A UTILIZAÇÃO DAS HQs NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA 
Os alunos em grupos, fizeram uma webquest. Na sequência didática leram textos, resumiram, confeccionaram uma HQ no papel e depois publicaram em site específico.


EXPERIÊNCIA DO GRUPO:
        Por não saber trabalhar com os programas que foram passados, no começo tivemos muita dificuldade, mas buscamos ajuda, e conseguimos trabalhar melhor. Não foi fácil juntar o grupo devido a distância em que moramos, mas conseguimos nos reunir e fazer um ótimo trabalho. Apesar de todo o transtorno aprendemos algo novo, e com isso concluímos que para fazer um bom trabalho temos que ser responsáveis, saber trabalhar em equipe e buscar ajuda, para que no final seja visto que tudo valeu a pena.

        Eu como líder procurei mostrar ao grupo que quando temos um objetivo, devemos correr atrás. Eu cobrei muito deles, mas com a ajuda de meus pais ofereci condições para que concluíssemos esse trabalho com sucesso.    



Os integrantes do grupo gostaram muito de fazer esse trabalho porque aprendemos coisas novas e legais, por exemplo mecher com o toondoo foi muito legal porque nos aprendemos a mecher com tecnologias diferentes e muito legal, o HQ foi muito legal de fazer também porque aprendemos coisas novas e divertidas .




Foi uma otima experiencia a criação deste trabalho, pois nos fez divertir aprender mais e nos aprofundar mais nas HQ´s como foi criadas,porque foi criadas,onde foi criadas e através disso também aprendemos um pouco mais sobre a guerra fria e a edição de HQ´s tanto no papel quanto na criação digitalizada.o Grupo achou super interessante e espera que você goste do trabalho.

>

Opinião do Grupo

    Em nossa opinião esse foi um dos trabalhos que nós mais aprendemos durante este ano, foi legal, o grupo se uniu e conseguimos fazer com que o trabalho fosse concluído com muito esforço, mas conseguimos chegar até ao fim.  



Para produzir este trabalho de História, meu grupo teve muita dificuldade. Tivemos que corrigir por várias vezes os e-mails pois faltavam coisas. Foi uma experiência muito dolorosa saber que já tinha um grupo que havia conseguido os 30 pontos máximos do trabalho. Foi difícil, mas valeu a experiência. 


      Gostamos muito de fazer esse Trabalho, pois foi bem divido as tarefas e todos fizeram suas partes do trabalho.
       O que deu mais trabalho para  nós  foi resumir os três textos, e também fazer a HQ foi um pouco difícil.
        Foi legal passar a HQ para o toondoo, pois foi mais fácil do que eu pensava.Foi bom fazer esse trabalho pois quando fomos resumir os textos  aprendemos muito sobre as  historia dos personagens que tinha uma relação a guerra fria.



Nossa experiência nesse trabalho foi bem mais do que esperávamos. Adquirimos mais conhecimento sobre o assunto tratado e ficamos bastante satisfeitos. O trabalho não foi muito fácil, mas sempre tínhamos na cabeça os "30 pontos" e isso fazia com que continuássemos o projeto. O tema foi interessante, o que ajudou com que todos integrantes do grupo desse suas ideias. Com certeza a parte da HQ em papel foi a mais difícil, pois não são todos que tem o dom de desenhar. No meu grupo, os integrantes ajudaram bastante e dividimos tarefas sem problema algum. Ficamos bastante felizes com o resultado, mesmo não sendo um dos melhores, nos esforçamos bastante e demos o nosso melhor.


>



Apesar de cansativo e trabalhoso o trabalho foi bem interessante, pois acabamos aprendendo o assunto da Guerra Fria a partir de historia de Super  Heróis que fizeram parte da nossa vida .. E ganhamos outras experiências, como nós mesmos sendo os autores de um HQ.  



            Falando do geral nossa experiência com esse trabalho não foi das melhores, ajudou a nos estruturar e nos fez aprender a trabalhar em grupo, claro. Mas foi um trabalho bastante cansativo e alguns não cumpriram totalmente suas tarefas sobrecarregando outros.


>

Opinião do grupo:

Bom, nos gostamos muito desse trabalho porque nos aprendemos sobre as HQ’S do Homem de Ferrro e do Hulk que nos nem imaginávamos que tinha sido feita naquela época. Gostamos muito também de fazer nossa própria HQ porque nós nem imaginávamos que teríamos tanta criatividade para criar uma pequena HQ e fazer o roteiro. 

>

Experiência:
           Quando o professor Eduardo passou o trabalho da HQ para fazermos, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi: “–Não vou conseguir fazer! Vou sair muito ruim nesse trabalho!” mais, conforme fui fazendo percebi que não foi impossível como imaginei. Não é fácil mais não impossível. Para nós a fase difícil foi o toondoo. Acho que para todos foi também! A parte mais simples é na hora de se escolher um contesto para a história que se ira fazer tendo como tema politica.
         Os resumos foram divididos para todo o grupo e cada um fez uma parte por ser de 3 textos. No final aprendemos a dar valor no que vemos (quem poderia imaginar que as HQs que já li tem haver com a Guerra Fria, luta entre os EUA e URSS?) e, na pessoa em que colocamos para governar o nosso país. Isso graças a esse trabalho!

8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - CONFECÇÃO DE BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS DA REVOLUÇÃO RUSSA
Os alunos após a aula expositiva pesquisaram em sala de aula utilizando netbooks e confeccionaram biografias de personagens da Revolução Russa.









8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - CONFECÇÃO DE CARTAZES SOBRE AS ARMAS UTILIZADAS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Os alunos após a aula expositiva pesquisaram em sala de aula utilizando netbooks e em grupos confeccionaram os cartazes sobre as inovações tecnológicas em armamentos da Primeira Guerra Mundial.






























8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - WEBQUEST: A UTILIZAÇÃO DAS HQs NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA 
Os alunos em grupos, fizeram uma webquest utilizando netbooks, leram textos, resumiram, confeccionaram uma HQ no papel e depois publicaram em site específico.

















Texto 1: A criação do Homem de Ferro nas histórias em quadrinhos
O ano era 1963. O período era bastante conturbado. Praticamente recém-saído da crise dos mísseis de Cuba, o governo norte-americano, então sob a presidência deJohn Fitzgerald Kennedy, havia decretado, em fevereiro, a ilegalidade de qualquer viagem, negócio ou transação comercial de cidadãos estadunidenses com a ilha de Fidel Castro. Acirrava-se, assim, a Guerra Fria, que dividia o mundo entre duas proposições ideológicas distintas - o capitalismo, de um lado, e o socialismo, de outro - e levaria a vários golpes de estado no continente latino-americano, a intervenções em conflitos armados em várias partes do mundo, a uma corrida armamentista que parecia não ter fim. Ela duraria até o início da década de 1990, com a extinção da União Soviética.
É nesse clima, em março de 1963, que surge mais um super-herói das revistas em quadrinhos, fruto da mente privilegiada de dois ícones da indústria norte-americana:Stan Lee e Jack Kirby, auxiliados pelo roteirista Larry Lieber e pelo desenhista Don Heck. Sensíveis ao momento que viviam, os dois autores lançaram no número 39 da revista Tales of Suspense, de março de 1963, oHomem de Ferro (Iron Man), herói que combatia os malfeitores com o uso de uma armadura metálica, dotada de vários artefatos tecnológicos.
Os primeiros vilões do Homem de Ferro
Infelizmente, o aspecto político foi o elemento mais forte nas primeiras aventuras do Homem de Ferro. Invariavelmente, seus maiores adversários vincularam-se à divisão entre capitalismo e socialismo. Assim, vilões como o Mandarim, o Dínamo Escarlate, Bárbaro Vermelho,Homem de Titânio e outros são carregados de teor ideológico, deixando evidentes as tendências políticas do protagonista.

Texto 2 :A Nova Fronteira: trabalhando Guerra Fria com personagens dos quadrinhos.
 O que caracterizou o Marcathismo e a perseguição quase paranoica aos inimigos da "democracia" era uma época em que ser diferente e ter ideias diferente era perigoso.
O filme em animação da Liga da Justiça. a Nova Fronteira. A HQ foi HQ publicada no Brasil em 2006 como uma minissérie em duas edições, escrita e desenha Darwyn Cooke. A história em si é muito mais do que uma aventura com super heróis. Ela mostra de forma adulta e em algumas passagens, bem profunda, as ansiedades, medos e dilemas de uma época.
O filme fala sobre a intensificação do sentimento anticomunista nos Estados Unidos, resultando até em paranóia, o que leva o governo a ir contra os super-heróis, com a desculpa de que não é possível confiar em homens mascarados, que podem muito bem ser espiões.
O que foi o Marcathismo?
Entre os anos de 1948 até os finais da década de 50, os Estados Unidos conviveram com um movimento político anticomunista chamada de "Marcathismo" encabeçado pelo senador republicano Joseph McCarthy, que se caracterizou pela perseguição implacável a todos os comunistas e simpatizante com base principalmente na delação. 

Texto 3:Quadrinhos e Guerra fria: Gibis retratam o conflito entre EUA e URSS.
Foi durante a Guerra fria que uma nova onde de super-hérois surgiu nos gibis norte-americanos, especialmente nos da Marvel Comics .
Aqui falaremos da relação dos super-hérois com a Guerra fria, embora sejam fictícios e tenham sidos criadas apenas para e ntreterimentp, seus criadores se inspiraram na época que viviam.Começamos pelo Quarteto  Fantástico, o primeiro gibi da Marvel em que o escritor-editor Satn Lee fez parceria com o desenhista Jack Kirby.
Quarteto Fantástico.
O primeiro gibi foi publicado  em novembro de 1961 ou seja, pouco meses depois de o cosmonauta soviético Yuri Gagari ter-se tornado o primeiro ser humano a viajar para o espaço, realizando um voo orbital (12 de abril de 1961), e quase uma década antes de o astronauta  norte-americano  Neil Armstrong  ter sido o primeiro homem a pisar na lua (20  de Julho de 1969). Assim, o Quarteto Fantástico foi lançado na mesma época em que os EUA e a URSS  disputavam a corrida espacial.
O Incrível Hulk
O Incrível Hulk, segunda criação da parceria Satn Lee- Jack Kirby, também refletida  o contexto da Guerra fria no primeiro número de gibi, lançando em, maio de 1962, ficamos sabendo com o cientista  Bruce Banner se tornou o Hulk: ele tenta salvar o adolescente que invadiu o local onde se testará pela primeira vez a “bomba gama” (projetada pelo próprio Banner) e fica exposto aos raios gama quando a bomba é detonada propositalmente por seu assistente, um espião iugoslavo disfarçado.

Separamos em partes iguais um pouco do trabalho que cada um do grupo teria que fazer, todos concordarão e começamos, a parte mais complicada foi inventar um roteiro escrevendo uma historia que incluía politica e um pouco de comedia. Mais com a toda dedicação e esforço conseguimos  terminar a uma etapa.
Logo depois veio a parte de montar a HQ, tivemos alguns problemas, mais tudo se resolveu.
O toondoo não foi muito complicado, bem trabalhoso mais não impossível!
Enfim... Não foi fácil mais conseguimos concluir esse trabalho com a colaboração e a dedicação de todos! 

Grupo:  8° A - Juliana V; Giovana; Daniel; Pedro; Maria 


Resumo dos textos:
-  O contexto das três histórias baseia-se em que os super-heróis foram afetados e criados com base na Guerra Fria,ou seja,eles eram uma forma de demonstração de que o comunismo não era bom,assim os super-heróis protegiam todos.
 O Homem de Ferro foi um herói criado para lutar contra os comunistas. O quarteto Fantástico em um contexto geral foi criado enquanto estava ocorrendo a corrida espacial,onde o Quarteto sofre uma mutação após serem bombardeados por raios cósmicos que lhes dão super poderes.
 E por fim  o incrível Hulk,que recebeu esse nome porque estava em um local onde a bomba Gama explodiu,e Benner (Hulk) ao invés de morrer alterou a química do seu corpo.

Experiencia do grupo:
Todos do grupo amamos realizar este trabalho,apesar de algumas dificuldades como montar no toondoo,porque ninguém sabia mexer. E na hora dos desenhos também.
Mas mesmo assim amamos fazer,pois aprendemos coisas novas,e ficamos sabendo o porque da existência dos super-heróis que ouvimos falar tanto.
Esperamos realizar mais vezes a webquest,. Beijos.


Os super-heróis como Hulk, Quarteto Fantastico e Homem de Ferro tiveram mudanças discrepantes da época que foram inventadas já que seus objetivos eram.


Hulk: Lutar contra vilões soviéticos e colocar medo nos URSS.

Quarteto fantástico: Mostrar superioridade sobre os socialistas.

Home de Ferro Lutar contra o socialismo.

E em todas HQs temos referencias a guerra fria como a armadura do Dr. Destino se refe

romo obrigar a população a não apoiar o socialismo eles entertiam usando HQs e alem disso aos poucos manipulava suas opiniões.

940 até o fim da decada de 50 que perseguiu muitos até cientistas como Albert Einstein e pessoas da área cinematográfica como Charles Chaplin até que um dia Joseph extrapolou e estava culpando todos os militares e pessoas do parlamento. E a mídia que o apoiava muito parou de apoiar e o movimento foi se acabando aos pouco.



Experiencia do Grupo: 
Foi muito legal fazer o trabalho nós tivemos muito trabalho para fazer a HQ
mas no final tudo deu certo e foi muito bom para nosso aprendizado
e para o nosso conhecimento sobre a Guerra Fria e todo o seu contexto.


O primeiro texto fala sobre o quarteto fantástico e o incrível Hulk, a primeira HQ do quarteto fantástico foi publicada em novembro de 1961, na mesma época em que os EUA e a URSS disputava a corrida espacial. O quarteto deve seus poderes a exposição radioativa, mais especificamente á radiação cósmica, com qual teriam entrado em contato durante a viagem de exploração espacial. O incrível Hulk também é um personagem criado no contexto da Guerra Fria, sua origem é associada aos testes nucleares. O Hulk era um monstro criado por uma experiencia nuclear capitalista. 
   No segunda texto fala sobre a liga da justiça e sobre o marcathismo. A HQ da liga da justiça foi publicada no Brasil em 2006, escrito e desenhado por Darnyn Cooke. O marcathismo foi um movimento anticomunista entre os anos 1948 ate a década de 50, que se caracterizou pela perseguição implacável a todos os comunistas.
   No ultimo texto fala sobre a criação do homem de ferro que ocorreu em 1963 e foi criado por StanLee e Jack Kirby, ele ficou marcado pela contradição, os maiores adversários do homem de ferro foi o Mandarim, o Dinamico Escarlate, Barbaro Vermelho, Homem de Titanio, entre outros. Ele começou a ter suas próprias aventuras publicadas no Brasil em julho de 1967, o homem de ferro(também conhecido como Iron Man) era um herói que combatia contra "bandidos" com uma armadura metálica.Os heróis foram criados por causa que o mundo estava entre duas proposições ideológicas, o capitalismo de um lado e o socialismo do outro.
   Realizar esse trabalho foi bem legal e bem corrido, adoramos fazer a HQ mas deu bastante trabalho para monta-la no ToonDoo... O importante é que conseguimos terminar o trabalho pedido.
Abraço e até a próxima!



Os textos que estudamos foram baseados em criações de super-heróis durante a Guerra Fria. Em cada texto,com acontecimentos da Guerra Fria foi criado um herói através da política gerada na época,como por exemplo o Quarteto Fantástico que foi criado na mesma época em que os E.U.A e U.R.S.S disputaram a “corrida espacial”.O surgimento desse grupo menciona que os Estados Unidos esta numa “corrida espacial” com uma potencia estrangeira,que no caso seria a União Soviética.
O Hulk também foi criado no contexto da Guerra Fria, que no qual era uma forma em que o E.U.A interpretasse o seguinte o seguinte recado a U.R.S.S: “Cuidado conosco!Nós temos bomba!”
O Homem de Ferro foi criado quando haviam tirado os mísseis de Cuba e quando foi decretado a ilegalidade de qualquer viagem, negocio ou transação comercial de pessoas estadunidenses. O motivo dele ser criado esta situado em confronto do Guerra Fria, o Vietnã.O conflito era o armamento e que o Homem de Ferro combatia malfeitores com armaduras metálicas.
Já o ultimo texto fala sobre um movimento político anticomunista chamado Marcathismo, que no qual foi criado a Liga da Justiça.
Esse trabalho foi muito longo, pois nele conteve varias etapas. Nele usamos a criatividade, trabalhamos em equipe dividindo e dando a cada participante do grupo uma tarefa, mas ao fim conseguimos alcançar o nosso objetivo desejado.


Quadrinhos e guerra fria: Gibis tratam o conflito entre E.U. A e URSS.




Durante a guerra fria, havia uma grande disputa política entre e E.U. A e URSS, foi por causa dessa guerra que surgiu os famosos super-heróis em gibis; especialmente a do marvel com os heróis principais homem aranha, xmem, o hulk e o quarteto fantástico.
 O quarteto fantástico foi publicado em novembro de 1961, no mesmo ano do cosmonauta que passou na lua, esse herói foi criado pelo motivo da corrida espacial, seu vilão era o Doutor Destino pelo motivo de uma terra imaginaria e pela disputa entre E.U. A e URSS.
 O incrível Hulk foi publicado em Maio de 1962, o Hulk foi criado pelo motivo das bombas atômicas, pois ele era forte e poderoso, seu inimigo era o General Ross que era o próprio exercito Americano.
 O macarthismo é a perseguição dos inimigos da “Democracia”. É o caso dos filmes e HQS da liga da justiça, publicado no Brasil em 2006 escrito e desenhado por Darwyn Cooke, era uma historia com aventura de super-heróis adultos. Também tem a mulher maravilha que apresentou uma cena de assassinos coreanos.
  Macarthismo entre os anos 1948 os Estados Unidos convenceram com isso, criado pelo amador Mc Carthy era apenas algumas pessoas que eram impedidas a trabalho nos Estados Unidos que deixassem o local a trabalha-se em outro lugar.
 Homem ou Ferro foi uma publicação mensal de historias em quadrinhos pratozinado pelo Homem de ferro, originalmente publicadas pela editora estadunidense Marvel Comics, distribuídas, no Brasil pela editora Panini.
  Diferentes das edições americanas, que são todas publicadas individualmente, é costume no Brasil lançar as serie chamadas de “mix”; contendo diversas edições originais em cada edição nacional. A serie Homem de Ferro teve diversas editorias, sendo a última a Panini.
Meio homem, meio maquina cada vez mais próximo da tecnologia e do mundo virtual fica cada vez mais difícil definir aonde acaba a carne e começa o óleo e metal, no cotidiano a ser humano causador feroz entre fãs e não fãs dos quadrinhos, o homem de ferro chega em 2008 para mostrar que apear da proximidade entre homens e maquinas, não há maior inimigo para a humanidade do que a si mesmo.
 A experiência do meu grupo foi boa, teve as nossas discussões, mais todos os trabalhos têm né, aprendemos a dividir mais as tarefas e não só ficar brincando e não levar a serio. Descobrimos alguns talentos no nosso grupo fazendo esse trabalho, nós gostamos muito!





Resumo dos textos:
Os super-heróis como Hulk, Quarteto Fantastico e Homem de Ferro tiveram mudanças discrepantes da época que foram inventadas já que seus objetivos eram.
Hulk: Lutar contra vilões soviéticos e colocar medo nos URSS.
Quarteto fantástico: Mostrar superioridade sobre os socialistas.
Home de Ferro Lutar contra o socialismo.
E em todas HQs temos referencias a guerra fria como a armadura do Dr. Destino se referir a cortina de ferro
E como não tinha como obrigar a população a não apoiar o socialismo eles entertiam usando HQs e alem disso aos poucos manipulava suas opiniões.
O marcathismo foi um plano de expulsão liderado por Joseph McCarthy que tentou expulsar tudo referente a guerra fria desde de 1940 até o fim da decada de 50 que perseguiu muitos até cientistas como Albert Einstein e pessoas da área cinematográfica como Charles Chaplin até que um  dia Joseph extrapolou e estava culpando todos os militares e pessoas do parlamento. E a mídia que o apoiava muito parou de apoiar e o movimento foi se acabando aos pouco.

Experiência do grupo:
As experiencias do grupo foram boas pois alem de aprendermos mais sobre política, guerra fria, e trabalhar em equipe fizemos uma coisa que nos gostamos (criar historias e personagens) e aprendemos mais sobre nossos heróis favoritos, Então a conclusão é por mais que o trabalho seja simples nos proporcionou varia experiencia.




TEXTO :

'' A guerra fria foi uma disputa travada entre EUA e União Soviética. Foi uma época muito influenciada pela política e muito conhecida pelo número de espionagens ocorridas.
   Foi então durante a guerra fria, que grandes homens criativos como Stan-Lee, criavam os ''super heróis''. Homens que pareciam normais, quando na verdade foram atingidos por, geralmente, alguma experiência mal sucedida, que lhes garantia poderes ou força, como no caso do ''Hulk'' que lutava contra o comunismo, uma forma de mostrar ao povo como poderia haver esperanças.
   As historias se modificaram conforme o tempo, como no caso do quarteto fantástico que inicialmente lutava contra um homem, o ''doutor destino'', que nada mais era um  governante de uma região, louco por poder. Mas, quanto adaptou para as mídias mais atuais, como a televisão, seu inimigo passou a ser um também cientista, como eles, que desejam controlar tudo.
    Outros super herói criado foi o ''homem de ferro'' que inicialmente não havia motivos para salvar alguém, era bilionário, e muitas vezes esnobe. Mas após um acidente com certos materiais, pedaços de bomba alojaram em seu coração, e ele se torna um perigo a si mesmo em  questão de saúde.
    Quando descoberto após a explosão, ele é obrigado por vietnamistas a desenvolver uma arma potente, mas eles o enganam, criando uma armadura super poderosa.
  Em suas primeiras aventuras, ele era dividido em capitalistas e socialistas, em seus primeiros exemplares, seus primeiros inimigos eram baseados em políticas, como por exemplo o Barão vermelho e o homem de titânio.
   Junto com a  guerra fria surgiu o Marcathismo, que caçava a todos comunistas. Muitas pessoas ligadas ao cinema e outras coisas intelectuais da época foram perseguidas por essa lei, como por exemplo: Einstein e Charplin.
  Por ser totalmente criticado pela mídia televisiva e outras, o marcathismo foi condenado a ampla maioria do senado, e começou a desaparecer, deixando de lado a historia americana.
  Todas as integrantes do nosso grupo adoraram a experiência, foi muito mais fácil fazer neste ano, apesar do tema ser mais complicado, do que no ano anterior. Foi um bom trabalho, muito bem estruturado e colocado pelo professor.      
Sabrina: Achei o trabalho foi muito legal, estimula a imaginação, e também é muito legal manusear o toondoo.
Barbara: Achei  interessante cada etapa do trabalho e sua execução.
Samara: Achei interessante descobrir a historia dos super heróis que fazem sucesso no mundo até hoje e me diverti criando um herói para defender nosso país.
Franciely: Foi uma experiencia muito gratificante, adorei conhecer mais sobre esses personagens e a guerra fria. 

8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - DEBATE SOBRE PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA ERA VARGAS
Os alunos realizaram pesquisas em sala de aula com os netbooks, confeccionaram cartazes e promoveram o debate.







8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - CONFECÇÃO DE DADOS BIOGRÁFICOS DAS PERSONAGENS DA REVOLUÇÃO RUSSA
Os alunos realizaram pesquisas em sala de aula com os netbooks e confeccionaram as biografias.




8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - CONFECÇÃO DE CARTAZES SOBRE AS ARMAS UTILIZADAS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Os alunos após a aula expositiva pesquisaram em sala de aula utilizando netbooks e em grupos confeccionaram os cartazes sobre as inovações tecnológicas em armamentos da Primeira Guerra Mundial.












8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - ANÁLISE CARTOGRÁFICA SOBRE O NEOCOLONIALISMO
Os alunos após a aula expositiva analisaram dois mapas do Continente Africano de épocas diferentes analisando a progressiva dominação europeia.


8ª SÉRIE - PAULINA ROSA - PROJETO: A UTILIZAÇÃO DAS HQs NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA

8ª Série - Guerra Fria


As Histórias em Quadrinhos e a Guerra Fria


Fonte imagem: http://www.universohq.com

Introdução

      Percebemos que os jovens na sua maioria não se interessam por política, e um cidadão que desconhece a importância da política e de seu papel enquanto agente transformador da realidade não terá a motivação necessária para utilizar conscientemente o seu papel social. Percebemos também que muitos alunos não percebem a força direcionadora que as mídias e as expressões artísticas possuem. Pretendemos neste projeto fazer a ligação destas duas necessidades, a interação do aluno enquanto agente político e a percepção do mesmo para a influência que as mídias e as expressões artísticas exercem sobre a sociedade.

Tarefa

Realizar resumos indicativos, elaborar uma produção textual sobre os textos estudados, confeccionar uma HQ (História em Quadrinhos) em site específico para publicação em webfólio.

Processo e Recursos

      O projeto seguirá a seguinte sequência didática:

1 - Explicação de todas as etapas do projeto, informando quais recursos tecnológicos serão utilizados e divisão dos grupos seguindo critérios de afinidade e conhecimento de operação das tecnologias de informação e comunicação;

2 - Atenção e registro das principais informações na aula expositiva utilizando o blog “História Já” para visualizar o esquema explicativo, as imagens e vídeos sobre o assunto (http://historiaja.wordpress.com/8%C2%AA-serie-hortolandia/);

3 - Início de uma webquest criada no blog História Já utilizando os netbooks. Os alunos farão a leitura e resumo de textos a partir dos links abaixo, os textos estão relacionados à criação de super-heróis das histórias em quadrinhos na época da Guerra Fria;

http://educacao.uol.com.br/historia/quadrinhos-e-guerra-fria-gibis-retratam-o-conflito-entre-eua-e-urss.jhtm (fala do quarteto fantástico e hulk);

http://gibitecacom.blogspot.com.br/2009/03/nova-fonteira-trabalhando-guerra-fria.html (fala do macartismo)

http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/capitao_americap1.cfm (fala do capitão américa)

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/a-criacao-do-homem-de-ferro-nas-historias-em-quadrinhos/ (fala da criação do homem-de-ferro);

4 - Elaboração de uma HQ utilizando como tema principal: “Um super-herói brasileiro que lute em favor do povo brasileiro”. Obs: O tema política deverá ser utilizado na HQ;

5 - Conversão da HQ para o formato digital utilizando o site http://www.toondoo.com/;

6 - Participação dos grupos em um game sobre o tema Guerra Fria e as mídias (Cruzadinhas) utilizando a lousa eletrônica (http://historiaja.wordpress.com/jogos/);

7 - Produção textual que deverá abordar os seguintes ítens:

a) Síntese dos textos lidos;

b) Experiência de participar do projeto.

8 - Envio de um comentário no blog “História Já” informando o término do trabalho e um endereço de e-mail de um integrante do grupo. O grupo receberá um e-mail e deverá anexar a produção textual e o link da HQ digital e reenviar.

Avaliação

      A avaliação será contínua em todo o projeto e os grupos acumularão pontos nas etapas concluídas que serão inseridos na pontuação individual de cada aluno para ao término do bimestre serem convertidos na média bimestral;

Conclusão

      Acreditamos que neste projeto o aluno conseguirá compreender a relação das Histórias em Quadrinhos (também designadas pela sigla HQ) com o cenário internacional da Guerra Fria (período de tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial). Ao final, o aluno será capaz de identificar e discutir os valores políticos disseminados nessas produções.






























        Já sabemos que a Guerra Fria foi uma disputa travada entre os Estados Unidos e a União Soviética.
 Foi nessa época que surgiram os super-heróis. Que surgiram nos gibis Norte Americanos (Marvel Comics).
 Vamos falar um pouco sobre o Quarteto Fantástico, o Incrível Hulk, Capitão América e o Homem de Ferro !         Sobre o Quarteto Fantástico, o primeiro gibi foi publicado em novembro de 1961 que foi lançado na mesma época que os EUA e a URSS disputavam uma corrida especial.No gibi a história é um pouco diferente do que a retratada no filme lançado em 2005.Na tradução feita no Brasil, o nome dado ao país do Doutor Destino era " Latvéria " , o que poderia levar a concluir que se tratava de uma terra imaginária, cuja tradução correta para o Português é Latônia, na época era umas das republicas que compunham a URSS. O Incrível Hulk, segundo a criação da parceria Stan Lee-Jack Kirby, também refletia o contexto da Guerra Fria. No primeira número do gibi, lançado como o cientista Bruce Banner se tornou o Hulk. Banner, em vez de morrer de leucemia ou queimaduras radiativas (que é o que aconteceria na vida real) descobre que os raios gama alteram a quimica de seu corpo. O Capitão América, já foi acusado márias vezes de ser imperialista e por fazer propagandas ideológicas, por conta do seu nome que se disrrespeito a América e da bandeira dos EUA em seu uniforme.
Ele foi um héroi conhecido intervencionista que torna justiça com as própias mãos contra os governos. O Homem de Ferro, desde seu início ele foi um personagem marcado pela contradição.

  Nossa Experiência

Foi muito bom fazer o trabalho pois a gente soube dividir as tarefas para cada um do grupo, também ficamos sabendo da origem de alguns super-heróis e como foi a Guerra Fria.
É um projeto que dá muito trabalho mas vale a pena.
O jogo que jogamos foi muito bom, pois chama mais atenção de todos os alunos e aprendemos a trabalhar juntos dentro de um grupo. Foi muito legal participar desse projeto, gostamos muito.



Pelo que sabemos os heróis foram criados para defender algo,na época de 1963 Stan Lee e Jack kirby inventaram o homem de ferro (iron man),o super-herói que lutava contra os malfeitores,usava armadura metálica e dotava de vários artefatos tecnológicos.

 O que as pessoas não é o que a por trás deste grande herói americano avia uma realidade trágica,o gênese do homem de ferro era um ambiente de confronto característico da guerra fria,o Vietnã.  

Nos  gostamos dos quatro textos pois neles não só vimos sobre a guerra de EUA x URSS mas também vimos. que muitos super heróis foram criados  nessa época de crise.Não agora mais antes o super herói conhecido como homem de ferro lutava contra vilões que tinham muitas características dos problemas da  guerra fria. 

  Foi interessante conhecer mais sobre a ligação da guerra fria e dos super heróis é  algo diferente que nos desperta
foi dificil mas conseguimos criar os toondoo.




 Muitos assuntos são abordados nas histórias em  quadrinhos como:

 -Texto 1: Gibis retratam o conflito entre EUA e URSS. Autor:Túlio Vilela.
   Este texto fala um pouco sobre a Guerra Fria e que durante ela surgiu uma nova onda de super-heróis norte-americanos, um deles foram: Homem-Aranha, Hulk, Quarteto-Fantástico  entre outros.
    Ele explica em detalhes dos super-heróis: Quarteto-Fantástico e Hulk.

 -Texto 2: A Nova Fronteira: trabalhando Guerra Fria com personagens dos quadrinhos.
    Este texto nos conta que o governo não gosta dos super-heróis, pois falam que não podem confiar em homens  mascarados , pois podem ser espiões disfarçados. Também nos conta o que foi o Marcathismo.

 - Texto 3: Capitão América: Herói ou Vilão?
   
       Este texto conta sobre uma pesquisa da NBC, que cresceu a antipatia  contra norte americanos principalmente  depois do governo do Bush.
      Como diz uma parte do texto “As conseqüências desse sentimento anti-estadunidense fazem-se sentir até mesmo nas HQs.”
      Também fala quem foi o capitão América, entre outros assuntos.

 - Texto  4: A criação do Homem de Ferro nas histórias em quadrinhos.
     Este texto trás histórias dos primeiros vilões do homem de ferro, As primeiras histórias do Homem de Ferro no Brasil , entre outros assuntos importantes.

    Fazer este projeto foi muito bom, nos ensinou a trabalhar mais em grupo,  lidar com a dificuldade dos  outros, saber conviver com as  diferenças,  ter mais responsabilidade, foi importante aprendermos que por trás das histórias em quadrinhos, existem histórias do mundo real, que não percebíamos antes.
    O jogo foi muito dinâmico  e legal....todos participando,  testando suas memórias, um jogo que se não tivesse prestado atenção na aula não conseguiria fazer.
   Adoramos participar deste projeto!
  
8°B
Letícia Arruda
Ângela Eduarda
Dynara Lima
João Victor
Thyers 




O Nosso grupo conseguiu entender que a  Guerra Fria foi uma disputa travada durante quase cinco décadas pelas duas superpotências vencedoras daSegunda Guerra Mundial: os Estados Unidos e a União Soviética. Foi um período marcado por muita espionagem e propaganda política, tanto do lado norte-americano quanto do soviético. Não bastasse tudo isso, armas atômicas seriam usadas caso as duas superpotências partissem para o conflito militar direto.Foi durante a Guerra Fria que uma nova onda de super-heróis como Homem-Aranha, os X-Men, o Hulk e o Quarteto Fantástico,entre outros.
Surgiu nos gibis norte-americanos, especialmente nos da Marvel Comics (hoje a maior editora de quadrinhos do mundo). Nem sempre é fácil aparecer alguma material em vídeo que possa ser usado nas escolas para trabalhar temas mais atuais da nossa história, como a perseguição a intelectuais e artistas que caracterizou o Marcathismo e a perseguição quase paranoica aos inimigos da "democracia". Era uma época em que ser diferente e ter ideias diferente era perigoso.Numa das primeiras cenas do filme ''A Liga da Justiça" aparece a Mulher Maravilha comemorando em uma cabana o assassinato de soldados coreianos, que haviam invadido uma aldeia, matado os homens e as criança, aprisionado e violentado as mulheres. Ela as liberta e permite que façam justiça com as próprias mãos. Dá para perceber que não é um filme de criança.Entre os anos de 1948 até os finais da década de 50, os Estados Unidos conviveram com um movimento político anticomunista chamada de "Marcathismo" encabeçado pelo senador republicano Joseph McCarthy, que se caracterizou pela perseguição implacável a todos os comunistas e simpatizante com base principalmente na delação. 

Muitas pessoas ligadas a indústria cinematográfica e outros intelectuais da época - inclusive artistas e roteiristas ligados aos quadrinhos - passaram a ser perseguidos por essa lei, que os impediam de trabalhar nos Estados Unidos,Um capítulo especial dessa polêmica no mundo das HQs vem se dando nas revistas da Marvel/Panini do Brasil, onde alguns leitores se manifestaram para que a editora pare de publicar as histórias do Capitão América em nosso país, devido ao conteúdo "político" da atual série do personagem. Segundo esses leitores, essas histórias seriam "propaganda velada" da política de intervenção estadunidense nos demais países e também estariam passando a idéia de que os terroristas árabes estariam totalmente errados no conflito, enquanto os norte-americanos seriam "os santos".Não é a primeira vez que o Capitão América é acusado de "imperialista". Uma das acusações que muitos estudiosos em Comunicação sempre fizeram contra os comics foi de seu papel enquanto "propaganda ideológica". Um dos maiores alvos nessa crítica sempre foi o Capitão América, personagem que, mais que qualquer outro, carrega o estigma de ser norte-americano: além da bandeira dos EUA ser o seu uniforme, até o aniversário do personagem seria em 04 de julho, dia em que se comemora a independência do país! Alguns dos perseguidos foram Einstein, Chaplin, Brecht, Robert Taylor, Humprey Bogard, entre muitos outros, fazendo com que muitos deixassem o país a procura de 
trabalho em outro local.Pesquisa recentemente divulgada pela rede norte-americana NBC aponta que, no mundo inteiro, cresceu a antipatia contra os norte-americanos, e principalmente contra o governo Bush. Um dos motivos mais recentes para essa nova onda de "antiimperialismo ianque" foi a invasão ao Iraque. Nem mesmo o fato de Saddam Hussein ser um dos ditadores mais sanguinários da História, tornou menor a indignação contra a morte de milhares de civis inocentes no conflito, os abusos das tropas aliadas durante a "guerra" ou a falta de provas de que Hussein era mesmo uma ameaça a paz mundial.O ano era 1963. O período era bastante conturbado. Praticamente recém-saído da crise dos mísseis de Cuba, o governo norte-americano, então sob a presidência de John Fitzgerald Kennedy, havia decretado, em fevereiro, a ilegalidade de qualquer viagem, negócio ou transação comercial de cidadãos estadunidenses com a ilha de Fidel Castro. Acirrava-se, assim, a Guerra Fria, que dividia o mundo entre duas proposições ideológicas distintas - o capitalismo, de um lado, e o socialismo, de outro - e levaria a vários golpes de estado no continente latino-americano, a intervenções em conflitos armados em várias partes do mundo, a uma corrida armamentista que parecia não ter fim. Ela duraria até o início da década de 1990, com a extinção da União Soviética
É nesse clima que surge mais um super-herói das revistas em quadrinhos, fruto da mente privilegiada de dois ícones da indústria norte-americana,de março de 1963, o Homem de Ferro (Iron Man), herói que combatia os malfeitores com o uso de uma armadura metálica, dotada de vários artefatos.A gênese do Homem de Ferro está situada em um ambiente de confronto característico da Guerra Fria, o Vietnã. Na época, os Estados Unidos alimentavam o conflito com homens e armamentos, mas não se encontravam ainda em envolvimento aberto.

Esse projeto ajudou muito, pois conseguimos entender com mais facilidade o assunto da "GUERRA FRIA" ,ao resumir cada texto foi uma experiência a mais para todos nós , cada vez o projeto ficava mais dificil mais com muita dedicação conseguimos passar todas epatas propostas pelo Professor Eduardo .

Agora temos uma novidade nas aulas de historia, novos jogos que ao acabar cada assunto da aula jogamos os jogos ,formando grupos e o grupo que acerta mais ,ganhará pontos ,Adoramos !

cena 2


      Entre os textos que lemos, no tema "Guerra fria" discutimos sobre alguns super herois como a liga da justiça em que as suas hitorias em quadrinhos foram publicadas no Brasil em 2006. Já o filme fala em que o governo foi contra os super herois ,com a desculpa de que não é possivel confiar em homens mascarados que podem ser espiões.
         Falamos sobre os marcathismo que caracteriza a perseguição a todos os comunistas.
   Alguns personagens como o homem de ferro, quarteto-fantastico, els foram muito importantes nas historias de quadrinhos.Já outros que fizeram sucesso foram os vilões mandarim,barbaro vermelho.
      Vimos quem foi o capitão america que foi criado em 1941 para ser um super-soldado para as tropas norte-americanas.O incrivel hulk que varios super raios alteraram o metabolismo do seu corpo deixando-o verde e forte.
      O nosso grupo gostou muito dessa experiência houve muita responsabilidade e achamos interessante o tema tratado.Houve um pouco de dificuldade mastrabalhamos em equipe,alem disso adoramos pardos jogos da guerra fria ,com perguntas que aprendemos muito, foi muito divertido.
      E teremos esse projeto de recordação em nossa memoria.

HQ historia.



O Quarteto Fantástico

O primeiro gibi do Quarteto Fantástico foi publicado em novembro de 1961 -ou seja, poucos meses depois de o cosmonauta soviético Yuri Gagarin ter-se tornado o primeiro ser humano a viajar para o espaço, realizando um voo orbital (12 de abril de 1961), e quase uma década antes de o astronauta norte-americano Neil Armstrong ter sido o primeiro homem a pisar na Lua (20 de julho de 1969). Assim, o Quarteto Fantástico foi lançado na mesma época em que os EUA e a URSS disputavam a corrida espacial.
Esse surgimento desse grupo de heróis faz alusão à Guerra Fria: no início da história, pouco antes de os quatro futuros heróis viajarem para o espaço, a narração menciona que os EUA estão numa "corrida espacial" com "uma potência estrangeira". "potência estrangeira" era a URSS, mas, diferentemente do que ocorria na Segunda Guerra Mundial, os autores não queria dar nomes porque quando se referem aos “inimigos da América".


O Incrível Hulk
O Incrível Hulk, segunda criação da parceria Stan Lee-Jack Kirby, também refletia o contexto da Guerra Fria. No primeiro número do gibi, lançado em maio de 1962, ficamos sabendo como o cientista Bruce Banner se tornou o Hulk: ele tenta salvar um adolescente que invadiu o local onde se testará pela primeira vez a "bomba gama" (projetada pelo próprio Banner) e fica exposto aos raios gama quando a bomba é detonada propositalmente por seu assistente, um espião iugoslavo disfarçado.
Banner, em vez de morrer de leucemia ou queimaduras radiativas (que é o que aconteceria na vida real), descobre que os raios gama alteraram a química de seu corpo. Agora, sempre que se enfurece, é humilhado ou entra em pânico, ele se transforma no Hulk, um brutamonte capaz de levantar toneladas. Curiosamente, o Hulk era para ser cinzento, mas falhas de impressão no primeiro número do gibi fizeram que ele aparecesse esverdeado em alguns quadrinhos. Assim, o verde se tornou sua cor definitiva

Liga da Justiça 
Perseguição a intelectuais e artistas que caracterizou o Marcathismo e a perseguição quase paranoica aos inimigos da "democracia". Era uma época em que ser diferente e ter ideias diferentes era perigoso.
A história foi publicada no Brasil em 2006 como uma minissérie em duas edições, escrita e desenha Darwyn Cooke.
Para os fãs mais velhos, desperta certa nostalgia, remetendo aos grandes clássicos da 
Era de Prata. O filme fala sobre a intensificação do sentimento anticomunista nos Estados Unidos, resultando até em paranoia.
O que foi o Marcathismo?

Foi um movimento político chamado Marcathismo encabeçado pelo senhor republicano Joseph Mccarthy.
Muitas pessoas ligadas a indústria cinematográfica e outros intelectuais da época - inclusive artistas e roteiristas ligados aos quadrinhos - passaram a ser perseguidos por essa lei, que os impediam de trabalhar nos Estados Unidos.
Assim Mccarthy ultrapassa os limites e investe violentamente contra o próprio governo republicano e o exército, convocando generais e submetendo-os a interrogatórios vexatórios.


Capitão América o Herói 
Quando o personagem foi criado, em março de 1941, os Estados Unidos estavam às vésperas de entrarem na II Guerra Mundial. Embora se costume culpar o "ataque traiçoeiro" dos japoneses à base de Pearl Harbor, o certo é que há algum tempo as autoridades militares e políticas estadunidenses já haviam escolhido seu lado na Guerra, só precisavam do motivo certo para angariar o apoio da Opinião Pública. Diversos personagens da ficção - rádio, cinema, pulps, histórias em quadrinhos - já estavam fazendo seu trabalho, pintando os alemães e japoneses como vilões facínoras e denunciando os "espiões" e "traidores" entre a própria população.
A identidade secreta do Capitão América era Steve Rogers, e, apesar de ser o Capitão América, ele se disfarçava como um simples e incompetente soldado de um destacamento do exército estadunidense. Seria por essa "identificação" em especial para com o personagem, que mais tarde o Capitão América também se tornaria popular entre os combatentes, e não somente entre as crianças nos EUA. O próprio Exército chegou a comprar e encomendar edições da revista para que ela fosse distribuída para suas tropas e servisse de "inspiração".
Em 1954 tentou-se uma "ressurreição" do título, voltando ao tema "político". Agora o Capitão América e seu parceiro Buck enfrentam agentes e espiões comunistas. Estamos na Guerra Fria e muitos outros personagens das HQs e do cinema foram chamados para desempenharem seu papel na luta contra a "opressão e subversão" vermelhas. Chegaram, inclusive, a transformar o Caveira Vermelha em agente comunista, afinal os autores de HQs e norte-americanos médios nunca foram especialistas em política, nem teriam como saber das diferenças irreconciliáveis entre nazistas (extrema-direita) e comunistas (extrema-esquerda). Bastava dizer que eram todos iguais, que comunistas e nazistas eram sanguinários, facínoras, covardes e burros

A criação do Homem de Ferro nas histórias em quadrinhos.
Desde 1963. O período era bastante conturbado. Praticamente recém-saído da crise dos mísseis de Cuba, o governo norte-americano, então sob a presidência de John Fitzgerald Kennedy.A gênese do Homem de Ferro está situada em um ambiente de confronto característico da Guerra Fria, o Vietnã.
Os primeiros vilões

Desde seu início, o Homem de Ferro foi uma personagem marcada pela contradição. Tratava-se de um bilionário e fabricante de armas, alguém não apenas indiretamente responsável pela morte de milhões de pessoas mas que também se beneficia pessoalmente disso.
As primeiras histórias do Homem de Ferro no Brasil
O Homem de Ferro começou a ter suas aventuras publicadas no Brasil a partir de julho de 1967, quando a EBAL, do Rio de Janeiro, iniciou a publicação dos novos heróis da Marvel Comics no país. No entanto, a EBAL, começou a publicar as histórias somente a partir do número 67 de Tales of Suspense, quando o herói passou a dividir as páginas da revista com o Capitão América. A aventura do Homem de Ferro que narra sua origem só foi publicada apenas no número 100 da extinta revista Heróis da TV, da Editora Abril, em 1987, depois republicada, juntamente com as histórias publicadas na revista Tales of Suspense 40 a 42, em Grandes Clássicos Marvel 1, da Editora Mythos, de 2006.

Experiência do grupo

O grupo achou uma experiência interessante e trabalhosa onde tudo mundo trabalho no grupo e gostamos muito das histórias e descobrindo em desenhos que pode trazer mensagens subliminares, descobrimos que a guerra fria tem a ver com os personagens em quadrinhos foi uma experiência muito boa, onde teve varias novidades, grandes desafios, em certa parte foi divertido.

Johnny, Kayan, Matheus, Natália, Jeferson, Geise

Pagina 1


Meu grupo tiro a conclusão que no texto 1 fala sobre a relação entre a guerra fria e os super heróis, querendo relatar o conflito entre a EUA ea URSS, as maiores potências do mundo. Durante a Guerra Fria nortes americanos criou uma onde de super heróis. Como o homem aranha, os X-mem, o Hulk e o Quarteto fantástico. O primeiro gibi criado foi o Quarteto fantástico que retratava sobre a "corrida espacial" com "uma potência estrangeira".

  A segunda criação foi o incrível Hulk, que ao invés de morrer de leucemia ou queimaduras raduotivas. descobre que a esperiencias que fez com raios gamas, mudo totalmente a química de seu corpo. A relação que história do incrível Hulk tinha com a Guerra Fria era que Banner era um fisiconuclear.

  Já no 2 texto entendendemos que os Grandes Clássicos da Era da Prata fala sobre a intensidade do sentimento anticomunista nos Estados Unidos, resultando em paranóia, levando o governo ir contra os super heróis, que tentar ajudar o povo, colocando em suas mentes que confiar em homens mascarados não é possivel, pois podem muito bem ser espião.

  Vimos também que o Marcathismo foi um movimento político anticumunista, que foi a perseguição de pessoasligadas a indústria cinematográfica, impedindo que os trabalhassem nos Estados Unidos. 

  No texto 3 fala sobre o Capitão America criado nos Estados Unidos quando estavam entrando na 2 Guerra Mundial, onde um jovens queria sealistar no exército, pois ele foi considerado baixo, magro e fraco. Então o governo resoveu fazer uma experiência secreta nele, para tornar ele em um super soldado. O cenário da história foi sobre a Guerra fria, onde o Capitão America teve atritos contra espiões comunistas, os chineses e soviéticos, mas isso nunca foi o centro da história.

   No texto 4 aprendemos que os Super Heróis foram um reflexo dos conflitos da política mundial. A Guerra fria dividia o mundo entre o capitalismo e o socialismo e essas ideológias distintas duraria até em 1990, com a extinção da União Sovíetica e surgindo a Rússia. O homem de ferro, foi um herói que combatia os malfeitores com o uso de uma armadura metálica, dotado de vários artefatos tecnológicos. E que o ambiente de confronto situado se característico o da Guerra fria e a Guerra do Vietña.

 A nossa experiência com esse trabalho foi otima, o trabalho foi muito complicado, muito cheio de detalhes, mas nós aprendemos muito com ele, aprendemos a trabalhar em grupo, dividir as tarefas.

A nossa experiência com o jogo, também foi otima, muito divertida.



Taina, Lauren, Bruno Alex, Evelin, Bruna Trainotti







O primeiro texto fala sobre a Guerra Fria, que foi travada durante décadas e nesse tempo foi criado um dos mais importantes dos super-heróis mais famosos do HQ, Homem-aranha, o Hulk e o Quarteto Fantástico. No segundo texto conta sobre a perseguição de intelectuais e artistas sobre o caso do filme em animação da liga da justiça, que foi pela primeira vez publicada em HQ no Brasil em 2006.  No terceiro texto relata sobre uma pesquisa feita pela NBC que aponta que todo o mundo esta contra os nortes americanos. E que no Brasil estão proibindo HQs do Capitão America por mostrar muito conteúdo político. No quarto e ultimo texto fala sobre a criação do homem de ferro que foi criado pelo Stan Lee e Jack Kirby.
 No grupo estendemos que em todo o conflito e guerras entre o capitalismo e socialismo ainda houve paz e muita criatividade para fazer HQs muito criativos e famosos que são muito famosos até hoje. Interagimos com as ferramentas tecnológicas  usadas para as pesquisas e para realizar o trabalho que saiu bem com o uso delas e que facilitou muito para nós

Nomes: André Cardozo da Silva nº 4 8ªB
Camila Florentino nº 10
Higor Ferreira nº 17
Rafael Santos nº 30
Marcus nº 24
Mariana Leticia nº 25



8ª SÉRIE - PAULINA ROSA BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS DA REVOLUÇÃO RUSSA

  8ª SÉRIE - PAULINA ROSA CARTAZES SOBRE ARMAS UTILIZADAS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
  8ª SÉRIE - PAULINA ROSA BIOGRAFIAS DE PERSONAGENS DA REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917
  8ª SÉRIE - PAULINA ROSA CARTAZES SOBRE ARMAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

  8ª SÉRIE - PAULINA ROSA CARTAZES SOBRE ARMAS UTILIZADAS NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

































MUITO BOM PESSOAL,FICOU ÓTIMO!!!



Um comentário:

  1. Professor Eduardo,

    Parabéns pelo trabalho de excelência que vem desenvolvendo com os alunos.

    Você faz a diferença!

    ResponderExcluir

Se quiser deixe aqui seu comentário para que possamos melhorar este nosso espaço: